Todas as Notícias

  Início :: Todas as Notícias

Todas as Notícias da Escola

  • 21 de fevereiro de 2018Erasmus
  • Os alunos da UEE em conjunto com os alunos com CEI do ensino secundário do nosso agrupamento, elaboraram trabalhos que representarão o agrupamento, no âmbito do projeto Erasmus+ - The virtual Universe We Want, em Sarno, na Itália.

    Assim, tendo em conta o tema, a criatividade dos alunos e também das professoras que os orientaram, foram elaborados os trabalhos que se apresentam para conhecimento de toda a comunidade educativa.

    Estão envolvidas neste projeto as professoras Carla Santos, Márcia Costa, Joana Alho e Teresa Sequeira, e as aux. Ana Sousa e Rosa Fernandes.

     
     

  • 15 de fevereiro de 2018Universidade do Algarve
  • No passado dia 24 de janeiro a Universidade do Algarve deslocou-se à nossa escola para fazer uma apresentação dos Cursos TESP desta instituição aos alunos dos Cursos Profissionais de Informática e de Técnico Auxiliar de Saúde.

    Os nossos alunos tiveram oportunidade de conhecer em pormenor o funcionamento e matriz curricular destes cursos, bem como colocar todas as questões e dúvidas sobre os mesmos.

    Agradecemos aos professores da Universidade do Algarve pela sua disponibilidade e simpatia na deslocação à nossa escola.

  • 17 de janeiro de 2018Atividade
  • No âmbito da Educação para a Paz /Educação Para a Cidadania, mediante a dinamização do Conselho Português Para a Paz e Cooperação (CPPC), na pessoa da sua Presidente da Direção, Dra. Ilda Figueiredo, irá realizar-se no próximo dia 25 de janeiro, uma atividade a ser dinamizada com os alunos do 4º ano na Escola EB 2,3 Infante D. Fernando.

    Com esta atividade, pretende-se a interação com os alunos, levando-os a abordar assuntos ligados à Paz, com a complementaridade de uma parte prática em que os mesmos poderão preencher um puzzle, pintar um saco ou fazer uma outra pintura.

  • 16 de janeiro de 2018Crianças do Mundo
  • Trabalho realizado pelos meninos do Jardim de Infância Manuel Cabanas, sobre recolha de brinquedos em bom estado, no âmbito da Comemoração da Convenção dos Direitos das Crianças.

     

  • 12 de janeiro de 2018Exposição e Concurso
  • A aprendizagem na disciplina de Geografia faz-se, muitas vezes, recorrendo a trabalhos práticos, que nem sempre são expostos e apresentados à comunidade escolar.

    Assim, realiza-se durante o mês de janeiro, na Biblioteca Escolar, a exposição de várias rosas dos ventos elaboradas pelos alunos do sétimo ano de escolaridade. Estes trabalhos procuram avaliar não só os conhecimentos científicos dos alunos, como também analisar a sua criatividade. Os alunos revelaram-se motivados, interessados e empenhados em realizar esta exposição.

    Durante esta exposição, será promovido também um concurso que procura eleger a melhor e mais original rosa dos ventos. Irão participar na votação professores e funcionários da escola, usando a sua opinião e análise cuidada.

  • 03 de janeiro de 20181.º Período
  • Calendário de reuniões com Encarregados de Educação:

    - 1.º Ciclo;

    - 2.º Ciclo;

    - 3.º Ciclo;

    - Secundário;

    - Oferta Profissionalizante;

  • 27 de dezembro de 20172.ª eliminatória
  • Lista dos alunos apurados para a 2.ª eliminatória das Olimpíadas das Matemática que se irá realizar no dia 10 de janeiro pelas 15:30h na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. José I.

    Categoria Júnior:

    - Natacha Santos - 6º C

    - Diogo Frangolho - 7º A

    - Miguel Santos - 7.º A

    Categoria A:

    - Catarina Cavaco - 8ºF

  • 21 de dezembro de 2017Já disponíveis
  • Já se encontram disponíveis para consulta as avaliações do 1.º período.

    Para as consultar deverá aceder ao separador Alunos:

    - Login: número do processo do aluno (número de 5 dígitos do cartão do aluno);

    - Senha: número do cartão de cidadão (completo);

     

  • 17 de dezembro de 2017Resultados
  • Os resultados dos Corta-Mato Escolar 2017, já se encontram afixados na escola sede do Agrupamento.

    Os alunos poderão também solicitar essa informação junto dos professores de Educação Física ou do Diretor de Turma.

  • 17 de dezembro de 2017Descobrindo as tradições festivas ao longo do ano
  • Os alunos do 6.º C, na disciplina de Educação para a Cidadania, estão desde o ano letivo anterior, a participar no projeto "Festividades Cíclicas - Descobrindo as tradições festivas ao longo do ano", em parceria com o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

    Neste âmbito, no ano letivo anterior, além da apresentação de diaporamas/jogos sobre as festividades cíclicas em sala de aula, os alunos pesquisarem sobre festividades junto da família e comunidade, construíram "Maios" e realizaram coroas de flores das Maias.

    Taleigos para o Pão por Deus

    Neste ano letivo e, durante o 1.º período, participaram na oficina de "Taleigos para o Pão por Deus", tendo aprendido a fazer estes sacos de pano, que era costume as crianças usarem no dia 1 de novembro, andando de porta em porta, pedindo pelos santos e pelas almas. Recebiam no taleigo bolinhos, amêndoas, figos secos, nozes,... e acreditava-se que, por cada bolo oferecido, se libertava uma alma do seu penar.

     Presépio Algarvio

    Envolvidos no projeto, montaram à entrada da Escola, um Presépio Algarvio que tem características muito próprias.

    No Algarve, em dezembro, era costume armar-se o presépio e o pequeno altar de cariz popular.

    Nas casas, em cima da cómoda, elevado ao centro, em degraus, colocava-se o menino Jesus, cercado de searinhas, laranjas e outros frutos, votos de pão e de prosperidade para a família.

    Trata-se de uma tradição muito antiga que parece remontar, nesta região, à Idade Média.

    Este antigo hábito, associado ao Natal, ajuda-nos a compreender a dimensão de incerteza que acompanhava a atividade agrícola nas sociedades passadas e a necessidade que havia de, ao longo do calendário festivo, através de práticas e intervenções rituais e simbólicas, estabelecer ligação com as entidades divinas.

    Era pedido que intercedessem para proteger e propiciar o eterno renascer da natureza e a fertilidade da terra, garante da sua sobrevivência.

    O objetivo destas atividades é estreitar as relações entre a Escola e o meio; estimular nas crianças o desejo de descoberta e de exploração do território e da comunidade próxima através do contacto direto com os detentores destas antigas tradições e também recuperar e preservar as tradições portuguesas, para que se compreenda melhor a nossa própria identidade.

     

  • 17 de dezembro de 2017Alunos do 2.º Ciclo
  • Teatro para os alunos do 2.º Ciclo

    No dia 17 de novembro os alunos do 2.º Ciclo da Escola E.B. 2,3 Infante D. Fernando, em Vila Nova de Cacela, assistiram à peça de teatro "El Rei-Tadinho", baseada na obra de Alice Vieira, "Graças e desgraças na corte de El Rei-Tadinho".

    Esta obra, apresentada pela Companhia de Teatro Miniatro, encontra-se inserida no Plano Nacional de Leitura e nas metas curriculares.

    A representação teatral, com a duração de 50 minutos, teve vários momentos musicais e esteve repleta de grande dinamismo e interação conseguindo prender a atenção constante do público-alvo que revelou um comportamento exemplar.

    A magia da escritora Alice Vieira misturou-se, neste espetáculo, com a magia do teatro, ensinando que qualquer um consegue alcançar os seus desejos e sonhos.